1966 - a ENCHENTE DO RIO PRETO

 

©Memórias da Vila/fotos acervo Bühler

 Vila de Visconde de Mauá - rio Preto depois da enchente 
 nos fundos da propriedade da família Frech onde havia um pomar com muitas pereiras.
Na foto acima à direita nota-se a torre da igreja de São Sebastião. 

©Memórias da Vila/ foto: acervo Bühler

Ao fundo na foto detalhe da Resfriadeira da Cooperativa de Leite localizada na avenida em frente à casa dos Frech, a antiga Pensão Mauá
..........

 
O leito do rio Preto depois da enchente              
  © Memórias da Vila/ foto: acervo  Bühler

ENCONTRAMOS NA IMPRENSA

"O rompimento da barragem formada pelas fraldas do Itatiaia foi a principal causa da catástrofe, sendo  o fenômeno considerado muito raro, pois ocorre em milênios." 

Águas em Resende caíram de altas montanhas, matando e levando tudo na enxurrada
"Uma vasta região do Município fluminense de Resende, às margens do rio Prêto, foi arrasada pelas enxurradas que desabaram das montanhas - algumas com mais de 1200 metros de altura - arrastando casas animais e até árvores, algumas com mais de 10 metros de comprimento.
Duas crianças foram encontradas embaraçadas entre galhos de uma árvore e uma terceira salva no momento em que um cão começava a devorar seus braços. No Distrito de Visconde de Mauá - o mais atingido- há apenas quatro flagelados porque morreu a maior parte das pessoas atingidas pelas águas.
Consôlo
O fato de Basílio - hoje Moisés Basílio - ter sido encontrado boiando nas águas do Rio Prêto, numa semelhança com a história bíblica, fêz com que seu batizado se transformasse numa esperança de que o flagelo seja superado logo.
Deus pareceu abandonar a gente de Mauá nesta hora de catástrofe, mas o salvamento de Moisés demonstra que Êle está presente e olhando por nós - foi o sermão durante o batismo.
Uma irmã de Moisés, de dois anos, Também foi encontrada com vida a 800 metros de sua casa. A família das duas crianças (formada de seis pessoas) não sofreu qualquer outro acidente, embora oito pessoas tenham morrido a 800 metros do local onde estava.
Socorros
O Governador do estado, Sr. Teotônio de Araújo, visitou ontem à tarde a cidadezinha, em companhia de outras autoridades, colocando à disposição do Prefeito de Resende todos os recursos necessários à recuperação dos locais mais atingidos pela tromba - d'água.
Segundo levantamento inicial feito pelo Deputado Paulo Mendes, pelo engenheiro João Augusto Pinheiro Gomes e pelo Capitão Ismar, da Academia Militar das Agulhas Negras, 15 pontes foram atingidas e danificadas pelas enxurradas, que destruíram também grande parte das instalações elétricas dos hotéis de veraneio existentes no lugar.
Recuperação
Pelo menos para a recuperação dos hotéis, a principal fonte de renda do Distrito, já foi estipulada a verba necessária...
Outra providência tomada pelas autoridades foi a instalação de duas unidades sanitárias na região, para a vacinação da população contra o tifo....
Mobilização
O Governador fluminense verificou a situação da localidade de Maromba, onde 19 pessoas morreram, dezenas estão ao desabrigo e algumas desaparecidas..."
FONTE: BN Digital - Hemeroteca
Jornal do Brasil (RJ). Ano 1966/Edição 00298(1). Terça-feira 20 dezembro de 1966. 1°Caderno pág.14
.....

Teotônio volta de Resende
"O governador Teotônio de Araújo retornou ontem a noite de Resende, onde verificou pessoalmente as consequências do violento temporal que desabou sobre a localidade de Maromba, distrito de Visconde de Mauá..".
FONTE: BN Digital - Hemeroteca
O Fluminense (RJ). Ano 1966/Edição 22709(1) Niterói, terça-feira, 20 de dezembro de 1966. capa
.....

Secretário presta contas da extensão da catástrofe que se abateu sôbre Resende
"Em relatório que encaminhou, ontem, ao governador Teotônio de Araújo, o secretário do Trabalho e Serviço Social, jornalista Rogério Coelho Neto, deu conta da atuação do grupo de assistentes sociais que enviou a Resende, para proceder ao levantamento da área atingida pelas chuvas violentas que ali caíram e pela cheia do Rio Preto, na divisa do Estado com Minas Gerais.
As assistentes sociais tiveram que percorrer, a pé, uma distância de 5 quilômetros, já que a região apresenta um saldo de 10 pontes e pontilhões destruídos não sendo possível o tráfego de veículos da localidade de Visconde de Mauá a Maromba. Esta última esta vivendo algumas dificuldades com o abastecimento de alimentos que está sendo feito no lombo de burro.
Quadro Social - ... A região foi grandemente prejudicada porque é reduto turístico e sem rede elétrica valendo-se de poucos geradores que também foram danificados..."
FONTE: BN Digital - Hemeroteca
O Fluminense (RJ) Ano1966/Edição22713(1). Niterói, Sábado, 24 de dezembro de 1966. Segundo Caderno

FOTOS:© acervo Bühler
.....

PLANO DE CONTINGÊNCIA "EM DEFESA DA VIDA"

Em 2011, por ocasião do Plano "Em Defesa da Vida" em Visconde de Mauá. participando como moradora/ouvinte, criei um blog onde seria possível acompanhar todas as informações relativas aos trabalhos realizados. Fizemos um combinado com a APASM e os demais palestrantes, que fizessem a gentileza de nos enviar o material.  O plano não teve continuidade. A população ficou sem nenhum aviso de descontinuação do referido plano. Mas mantivemos o blog, documentando o evento.

Disponível em:
https://viscondedemauadocs.blogspot.com/
Acesso em: 31 março 2024
.....

O conteúdo deste blog está protegido pela lei n°9.610 datada de 19.02.1998 - Lei de Direitos Autorais.
Citação de FONTE: BERCHT, Domitila/memoriasdavila.blogspot.com

#rio, rio preto, hidrografia, enchente, enxurrada, maromba, maringá, vila de visconde de mauá, tragédia, visconde de mauá, serra da mantiqueira

Comentários