Nos trabalhos realizados com fotografias de acervos de família
aqui na região de Visconde de Mauá é possível identificar
a importância deste patrimônio como uma referência para as memórias desta comunidade.
A seguir vamos contar uma de nossas experiências na pesquisa iconográfica.
Em 2021, Patrícia Keller de Mendonça entrou em contato conosco em busca de informações que pudessem contribuir na pesquisa para o livro de sua autoria
Terra incógnita: a chegada da família Keller ao Núcleo Colonial Visconde de Mauá em 1908 e outras histórias. SAIBA MAIS
Família Keller ca.1930
Durante nossas primeiras conversas pedimos que nos enviasse fotografias da família como sempre fazemos pois é assim que se faz possível identificar alguma dessas pessoas nas fotografias que tivemos acesso e, que compõem hoje o acervo digital de Memórias da Vila.
Recebemos o retrato acima e outros avulsos mas somente dos filhos de Elisabetha.
Olhar atento e muito estudo para uma pesquisa cuidadosa pois esta é a única maneira
de se ter uma mínima chance de sucesso nos resultados, especialmente em acervos que não trazem nenhuma informação na maioria das fotografias.
Seguimos nas buscas e fomos pessoalmente ao museu Bühler analisar imagens reproduzidas durante a pesquisa de Alexandre Mendes da Rocha para a exposição, evento do lançamento do livro de sua autoria
Imigrantes em Resende: Visconde de Mauá: O Núcleo Colonial Visconde de Mauá (1908 - 1916) SAIBA MAIS
Qual foi nossa surpresa quando percebemos que estávamos diante de um achado.
Sim! Com o retrato da família e mais as informações enviadas pela Patrícia sobre seus familiares foi possível identificar Elisabetha Keller e o recém nascido Ernesto.
Com certeza uma pitada de sorte contribuiu para os resultados porque Elisabetha está na fotografia já em idade adulta, com 41 anos de idade, e ela usa o mesmo penteado que no retrato de algumas décadas depois. E também a informação do bebê pequenino que nasceu em janeiro de 1909.
Estes fatos certamente ajudaram bastante na identificação.
Foi um momento de muita emoção para nós e que boa surpresa para a Patrícia
que nos contou que esta seria a segunda fotografia que tinha de sua bisavó!
É assim, a pesquisa é resultado de muita dedicação e o trabalho
com conhecimento técnico contribui para produzir bons resultados.
Uma curiosidade, o mesmo retrato de família que nos enviou a Patrícia encontramos em duplicidade nas fotografias do acervo da Família Frech, o que sugere uma relação entre estas famílias.
Em Visconde de Mauá é muito comum encontrar fotografias idênticas em acervos distintos.
.....
2024 - publicação nas redes sociais do projeto Memórias da Vila - Facebook e Instagram
dia 19 de agosto - Dia da Fotografia e Dia do Historiador
Vou contar sobre a trajetória de uma FOTOGRAFIA HISTÓRICA que nos revela a importância deste patrimônio como referência para esta comunidade.
1909 – O retrato de crianças, filhos de imigrantes europeus no Núcleo Colonial Visconde de Mauá. Autoria de G.Bastos/IN, Serviço de Povoamento do Solo Nacional.
1984 – A fotografia é resultado da pesquisa do HISTORIADOR Alexandre Mendes da Rocha e faz parte da coleção de reproduções de fotografias da exposição e evento do lançamento do livro de sua autoria, “Imigrantes em Resende: Visconde de Mauá”. MAM, Resende.
2021 – Em nosso trabalho para o projeto Memórias da Vila estivemos em busca do material de pesquisa de Alexandre M. da Rocha. Este quadro, com a reprodução emoldurada, foi encontrado no museu Bühler. Fizemos fotografias digitais e iniciamos a pesquisa de conteúdo, uma vez que não há nenhuma informação disponível sobre estes registros. Qual foi minha surpresa quando identifiquei a senhora Keller com seu filho no colo. Foi um momento de muita emoção para nós e que boa surpresa para a Patrícia que nos contou que esta seria a segunda fotografia que tinha de sua bisavó!
2022 – A fotografia com o estudo acima citado é publicada (na orelha e na página 108) do livro “Terra Incógnita: A chegada da família Keller ao Núcleo Colonial Visconde de Mauá em 1908 e outras histórias” de autoria de Patrícia Keller de Mendonça. E o referido quadro ficou exposto no CCVM durante o evento de lançamento do livro.
2024 – O quadro com a fotografia histórica que estava no museu Bühler no ano de 2021, encontra-se sem nenhuma legenda, referência ou informação, portanto exposto como um objeto decorativo, numa parede da sala de exposições na sede do PEPS.
©Memórias da Vila/©GBastos/IN;©IMS
©acervos famílias Frech e Keller; G.Bastos/IN/Serviço de Povoamento; Memórias da Vila; Museu Bühler
.....
O conteúdo deste blog está protegido pela lei n°9.610 datada de 19.02.1998 - Lei de Direitos Autorais.
Citação de FONTE: BERCHT, Domitila/memoriasdavila.blogspot.com
# iconografia, pesquisa, família keller, imigrantes, núcleo colonial, núcleo colonial visconde de mauá, serra da mantiqueira, genealogia, museu bühler
Comentários
Postar um comentário