onde PISO - ladrilho hidráulico

 A beleza do ladrilho hidráulico que ficou na memória da vila e da região de Visconde de Mauá!

©Domitila Bercht

A CAPELLA

O primeiro registro que encontramos em nossa pesquisa em documentos sobre o uso do ladrilho hidráulico na região, foi na Capella do Núcleo Colonial Visconde de Mauá construída em 1912.
"Templo para uso dos colonos do Núcleo. Edifício construído de alvenaria de tijolo, ladrilhado, coberto de telhas, com área de 127m² no valor de 5.000$000"(¹)
Acreditamos ser possível que o "ladrilhado" citado na referência acima seja do uso de ladrilho hidráulico no piso.

1912 - CAPELA  | 1934 - IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO

Em nossa pesquisa encontramos esta fotografia à esquerda, com anotações que indicam ser a capela da vila,
 estamos procurando a confirmação desta informação, tão logo isso acontecer traremos aqui as informações.
 à direita a igreja de São Sebastião. Vila de Visconde de Mauá.   ©Memórias da Vila/ acervos Bühler e família Diniz

 

Detalhes de fotografias de casamentos na igreja de São Sebastião.
© FOTOS Memórias da Vila/ acervo família Frech e  MDiniz

Casamento Cristina Frech 1967 ©Memórias da Vila/acervo família Frech

 Piso de ladrilhos hidráulicos no interior da igreja de São Sebastião. FOTO DA CELEBRAÇÃO ©Memórias da Vila/Nelson  

O ladrilho hidráulico é um revestimento fabricado artesanalmente e recebe este nome pelo fato de ser apenas molhado, sem processo de queima na fabricação.

Igreja São Miguel Arcanjo, vila da Maromba, município de Itatiaia, região de Visconde de Mauá.
 FOTO DO ALTAR © Igreja de São Miguel Arcanjo - Maromba/FB | FOTO IGREJA ©Domitila Bercht, 2022

 

Capela do cemitério, construída em 1945. Estrada RJ151 - entre as vilas de Visconde de Mauá e Maringá, 
município de Itatiaia. Região de Visconde de Mauá
 FOTOS ©Memórias da Vila/Meire Frech, 2022

Apesar da fabricação em série,  um único ladrilheiro opera o processo artesanal de produção do início ao fim. A unidade de compra de ladrilhos deve ser o metro quadrado, devendo-se especificar o número de peças. São produzidos em diversas dimensões. As peças são parecidas, mas nunca completamente iguais. É comum haver diferenças de espessura e tom, as leves imperfeições são o que tornam o produto único.

BONITAS LEMBRANÇAS!

 

Família Bühler e Paiva FOTOS ©Memórias da Vila/ acervo  Bühler

"Cris" no colo de sua mãe Helena Frech, na cozinha da casa da Dona Alvina Maria Diniz, 
vila de Visconde de Mauá, 1952    ©FOTOMemórias da Vila/ acervo família Frech
                              

A PADARIA VIROU BAR

A pequenina padaria, na década de 1940,  uma casa com duas portas em destaque na platibanda da fachada,
deixou até os dias de hoje marcado o terreno onde esteve construída.



Depois de seu tempo de padaria a edificação transformou-se num bar com quatro portas.
 Naquela ocasião a parte construída recebeu o revestimento do piso com ladrilho hidráulico que ali está à vista por enquanto.
 FOTO VILA ©Memórias da Vila/ acervo MDiniz  | FOTOS DO PISO ©Domitila Bercht 2019,2022

É interessante o fato de um revestimento quase centenário possuir as mesmas características de quando assentados. Sua capacidade de resistir ao tempo está no fato de a "pintura" ser feita através de uma camada de desenho de aproximadamente 5mm. Desta forma o desgaste, provocado por pisadas funciona como um polimento natural.

NO SALÃO DO HOTEL BÜHLER

Desta forma o desgaste, provocado por pisadas funciona como um polimento natural.
© FOTO Vanessa Mendonça Leite, 2022


NO SALÃO  TANTO FORRÓ, TANTA MEMÓRIA E A PRECIOSA CONSERVAÇÃO!

Detalhe do piso bem conservado que conta um pedacinho da história da propriedade Bühler.
©Domitila Bercht 2022



 Salão do hotel Bühler; Helena Bühler com a sanfona em 1949?; a família Bühler.
 Maringá MG (antigo Taquaral), região de Visconde de Mauá
 FOTOS ©Memórias da Vila/acervo Bühler | FOTOS DO PISO ©Domitila Bercht 2022

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O PROCESSO DE FABRICAÇÃO

Todo o processo começa com o molde que forma a composição, o desenho no ladrilho.

Os moldes antigos eram feitos de ferro ou de bronze, e os atuais são de latão.

Nesses moldes é vertida uma mistura composta por pó de mármore, cimento branco e óxido de ferro. É o óxido de ferro que determina as cores das peças. As fórmulas da cor variam não só em função do pigmento, mas do cimento (branco ou cinza), do minério, o pó de mármore, do quartzo e dos demais pigmentos. A mistura disso tudo é que dá a tonalidade desejada.

FONTES:
1. .ROCHA, Alexandre Mendes da. Imigrantes em Resende: Visconde de Mauá 1908-1916. FUNARTE/PRM/Sandoz S.A.
2. LADRILHOS PETRÓPOLIS saiba mais  Agradecemos pelo texto e imagens cedidas para este post.

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Citação de FONTE: BERCHT, Domitila/memoriasdavila.blogspot.com

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