CASAS DE COLONOS
no Núcleo Colonial Visconde de Mauá
(1908 - 1916)
no Núcleo Colonial Visconde de Mauá
(1908 - 1916)
Casa de colono. Relatório Serviço de Povoamento de 1909. FOTOGRAFIA: ©G.Bastos
Casa de Colonos Suissos. Relatório Serviço de Povoamento de 1909. FOTOGRAFIA: ©G.Bastos
"Este foi o modelo típico das casas reservadas para os colonos. Elas foram construídas pelo Governo Federal e deveriam ser compradas pelos imigrantes, sendo pagas juntamente com os lotes ocupados. Eram de barro batido - pau-a-pique, com suportes de madeira local, cobertas de telhas de ardósia e possuíam dois quartos e uma única sala, sendo que as demais benfeitorias - como principalmente a cozinha - dependiam exclusivamente dos colonos." (1)
Detalhe de casa de colono com telhado de telhas de ardósia.
Casa dos Bühler Sofia e Frau Bühler com a visita de Ana Maria Gross e seu filho.
Taquaral (atual Maringá MG), meados da década de 1920. ©acervo Família Bühler
Taquaral (atual Maringá MG), meados da década de 1920. ©acervo Família Bühler
Esta casa de colono, moradia da família Bühler, imigrantes alemães que chegaram no Núcleo Colonial em 1913. A propriedade da família está situada no Taquaral, hoje localidade denominada Maringá, MG.
Na fotografia em meados da década de 1920, a casa já se apresenta com algumas reformas e ampliações como a varanda e a extensão aos fundos da edificação. Foi constantemente reformada sempre ampliando e se ajustando como hospedagem, e assim se transformando na Pensão Bühler, Fazenda Bühler e no atual Hotel.
Encontro atrás de uma casa de colonos. SAIBA MAIS sobre esta fotografia. Visconde de Mauá, ca. 1921. ©acervo Família Frech.
A família de colonos Frech, imigrantes alemães que chegaram em 1913.
Vila de Visconde de Mauá. ©acervo Família Frech
Família de colonos alemães, os Büttner chegaram ao núcleo em 1913.
Na fotografia observa-se a varandinha na extensão da casa. ©acervo Família Büttner
Na fotografia já no período pós colônia, o registro de um padre em cima de um caminhão numa celebração diante da igreja da Maromba. Nota-se uma edificação ao fundo que se apresenta como uma "extensão" de uma casa com características típicas das casas colono de Visconde de Mauá. Maromba, s.d.. ©Memórias da Vila/ acervo Bühler
.....
Casas de colono no início do Núcleo Colonial de Visconde de Mauá, Visconde de Mauá, 1909/1910. FOTOGRAFIAS: Serviço de Povoamento/IN ©G.Bastos. Edição Memórias da Vila com acervo de pesquisa de Alexandre Mendes da Rocha para o livro "Imigrantes em Resende" SAIBA MAIS
ENCONTRAMOS NA IMPRENSA
em 1909
Tratei em primeiro lugar de estabelecer as turmas de levantamento topographico para logo voltar a minha attenção para os dous problemas cuja solução era mais difficil: a construcção de casas e a reparação completa da estrada que permitisse o transito para Rezende. (informa o chefe da comissão)
Tratei em primeiro lugar de estabelecer as turmas de levantamento topographico para logo voltar a minha attenção para os dous problemas cuja solução era mais difficil: a construcção de casas e a reparação completa da estrada que permitisse o transito para Rezende. (informa o chefe da comissão)
As suas soluções se ligavam por tal forma, que o primeiro não podia ser resolvido sem que o outro tivesse tido inteira solução.
Havia nas mattas da fazenda madeiras de qualidades regulares e procurei por isso estabelecer serragem de madeira para o preparo das casas, um a vez que não podia pensar então em fazer vir madeira preparada do Rio, por falta de caminho para o transporte.]Era difícil estabelecer uma serraria mecanica pela impossibilidade de fezer vir mecanismos e pela falta de uma quéda dagua em local conveniente e em condições de servir de morotor. Têve-se, pois, de lançar mão de processos rudimentares para a exploração das madeiras.
Faltava um outro elemento primordial: o braço. A fazenda deshabitada não podia fornecer elemento de valor, e foi preciso procurar fóra o pessoal necessário, que se recusava a vir pela falta de recursos do logar.
Só depois de meses de lucta se conseguio um numero rasoavel de serradores.
Obtida alguma madeira, recomeçou-se a mesma lucta em relação a carpinteiros, que só vinham poucos e máos.
Só quasi no fim do anno se conseguio um numero regular de turmas.
Entretanto iam correndo com celeridade os concertos da estradam que embora grandes e custosos, exigiam, entretanto, pessoal operario menos habilitado, e em fins de novembro o transito era franco entre o nucleo e Resende.
Comprou-se, então, no Rio, madeira para 30 casas quasi completas, já apparelhadas de forma a tornar mais facil a armação.
Essas madeiras chegaram ao local pelo custo de 25:371$075.
Tenho tratado, diz o chefe da commissão, de montar as primeiras casas com esse material, apezar de haver madeira, tirada aqui para cerca de 30 casas, por causa da mais rapida montagem e de deixar seccar a madeira tirada aqui, com a qual, aliás, já fizeram quatro casas.
Em 31 de Dezembro ultimo existiam nos lotes ruraes 14 casas para colonos, das quaes algumas carecendo ainda de ligeiros retoques finaes, estando outras em construção.
O custo das 14 casas naquella data atingia a 16:833$125.
FONTE:BN Digital - Hemeroteca in: Relatórios do Ministério da Agricultura Ano 1909\Edição 00001(2)
...
"Seguiram tambem para o nucleo Mauá os srs.
Silva & Abreu, contractantes da construção de 50 cazas para colonos. Com os
contractantes seguiu o preciso pessoal de serviço. No nucleo Mauá, já estão preparados e demarcados os
lotes a colonisar"
FONTE: BN Digital - Hemeroteca in:A Capital (RJ), Ano 1909/Edição 02666(1).Quinta-feira 24 de junho de 1909. pág. 2
FONTE: BN Digital - Hemeroteca in:A Capital (RJ), Ano 1909/Edição 02666(1).Quinta-feira 24 de junho de 1909. pág. 2
...
em 1910
Núcleo Visconde de Mauá
Situação - Municípios de Rezende, no Estado do Rio de Janeiro e Ayuruoca no de Minas Geraes....
... 94 de colonos, com a area de 3.256m²; uma particular e seis provisorias com a area total de 381m²,85.
FONTE:BN Digital - Hemeroteca in:O Paiz (RJ) Ano 1910\Edição 09364(1)
..........
FONTES:
Rio de Janeiro, FUNARTE Instituto Nacional de Fotografia/PMResende/Sandoz S.A, 1984
Gráfica Gazetilha, Volta Redonda RJ
.....
O conteúdo deste blog está protegido pela lei n°9.610 datada de 19.02.1998 - Lei de Direitos Autorais.
Citação de FONTE: BERCHT, Domitila/memoriasdavila.blogspot.com
#edificações, núcleo colonial,
núcleo colonial visconde de mauá, casas de colonos, imigrantes, ayuruoca, mg, rezende, resende, rj, rio de janeiro, minas gerais,
Comentários
Postar um comentário