PATRIMÔNIO galeria de acervo digital - Aspectos da cultura material e imaterial que fazem parte da identidade desta região

atualização 24 maio 2025


Em nossas pesquisas com as fotografias e o resgate das memórias da região de Visconde de Mauá notamos que pouco se preserva das "coisas" e dos saberes e fazeres que fazem parte de uma identidade que se fragiliza na falta de referências. Observamos que com isso a reconstrução da história que vai ficando mais distante a cada geração.
Nas edificações já se perdeu bastante do patrimônio original, ora porque caiu, ora porque passou por alguma reforma descaracterizando a arquitetura original.
A cultura do consumismo não contribui na conservação e manutenção de ferramentas, utensílios etc ainda que sem uso por terem sido substituídos por algo mais moderno. É comum ver verdadeiras relíquias ao abandono. Uma atitude sem volta. Perde-se muito. 
Inclusive em tradições rurais, em práticas de festejos e outras manifestações culturais que poderiam ser valorizadas para o turismo, mas do contrário, aquilo que se promove neste destino turístico pouco reconhece o valor deste patrimônio até por que o desconhece.

Fica aqui nossa pequena contribuição para promover o reconhecimento deste patrimônio. 
Vamos aos poucos construindo esta galeria de imagens. Acompanhe! 

LATA, "latão", "tambor", um utensílio que fez parte do cotidiano desta localidade onde a pecuária leiteira representou importante atividade econômica. Na LATA as iniciais do nome do produtor e a localidade "Mauá" que identificava a origem do leite a ser transportado até a "Resfriadeira" localizada na vila e, de lá para a Cooperativa de Leite em Resende. O caminhão do leite passava pelos pontos de coleta situados na estrada principal. Quando necessário o transporte da propriedade até o ponto era feito por animais cargueiros.
©Memórias da Vila/ fotos: Domitila Bercht e acervos famílias Büttner; Frech. Lata: acervo família SBrito.

Festa de São Benedito, missa campal com cavaleiros e procissão no arraial de Santo Antônio do Rio Grande no município de Bocaina de Minas, MG. 
São Benedito é padroeiro dos cozinheiros             A data a confirmar mas provavelmente maio de 1996
© fotografia Domitila Bercht


O conteúdo deste blog está protegido pela lei n°9.610 datada de 19.02.1998 - Lei de Direitos Autorais.
Citação de FONTE: BERCHT, Domitila/memoriasdavila.blogspot.com

#leite, produção leiteira, pecuária leiteira, lata, latão, tambor de leite, cooperativa de leite, transporte, animais cargueiros, tração animal; muares; caminhão do leite; década de 1950, 1960, visconde de mauá, resende, rj, serra da mantiqueira, economia, rural, patrimônio



Comentários