PATRIMÔNIO galeria de acervo digital - Aspectos da cultura material e imaterial que fazem parte da identidade desta região

atualização 24 maio 2025


Em nossas pesquisas com as fotografias e o resgate das memórias da região de Visconde de Mauá notamos que pouco se preserva das "coisas" e dos saberes e fazeres que fazem parte de uma identidade que se fragiliza na falta de referências. Observamos que com isso a reconstrução da história vai ficando mais distante a cada geração.
Nas edificações já se perdeu bastante do patrimônio original, ora porque caiu, ora porque passou por alguma reforma descaracterizando a arquitetura original.
A cultura do consumismo não contribui na conservação e manutenção de ferramentas, utensílios etc. Sem uso são substituídos por algo mais moderno. É comum ver verdadeiras relíquias ao abandono. Uma atitude sem volta. Perde-se muito. 
Inclusive em tradições rurais, em práticas de festejos e outras manifestações culturais que poderiam ser valorizadas para o turismo, mas do contrário, aquilo que se promove neste destino turístico pouco reconhece o valor deste patrimônio até por que o desconhece.

Fica aqui nossa pequena contribuição para promover o reconhecimento deste patrimônio. 
Vamos aos poucos construindo esta galeria de imagens. Acompanhe!
Clique no SAIBA MAIS para acessar aquele álbum. Estes são os álbuns publicados, vem mais por aí!

álbum PATRIMÔNIO PÚBLICO de valor histórico SAIBA MAIS

Detalhe do "chafariz" diante da igreja de São Sebastião na entrada da Vila de Visconde de Mauá
©Domitila Bercht/Memórias da Vila
..

álbum TROPAS & TRILHAS SAIBA MAIS

©Domitila Bercht/Memórias da Vila
..

álbum COZINHA & QUITANDAS  SAIBA MAIS

©Domitila Bercht/Memórias da Vila
..

O conteúdo deste blog está protegido pela lei n°9.610 datada de 19.02.1998 - Lei de Direitos Autorais.
Citação de FONTE: BERCHT, Domitila/memoriasdavila.blogspot.com

#leite, produção leiteira, pecuária leiteira, lata, latão, tambor de leite, cooperativa de leite, transporte, animais cargueiros, tração animal; muares; caminhão do leite; década de 1950, 1960, visconde de mauá, resende, rj, serra da mantiqueira, economia, rural, patrimônio



Comentários